Google Google+ Mimalhices Diárias: Tragédia na praia do Meco e as praxes

terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Tragédia na praia do Meco e as praxes

Não sou pessoa de comentar, ler ou pesquisar sobre as tragédias, prefiro até mudar de canal quando alguma acontece, como fiz com esta até me ter apercebido do quanto o mundo é pequeno, e da proximidade das vitimas aos meus amigos, e familiares. E até mesmo do impacto que teve em mim, depois de ter percebido que não só são da minha idade, como os cursos são parecidos com o meu. Ponho-me a pensar que podia ser eu, alugar uma casa longe, e ir para uma praia só para passear é algo que eu faria. Mas ninguém prevê as tragédias, e pesa-me pensar como estarão as pessoas próximas das vítimas, depois de ter visto alguns comentários de tristeza de algumas pessoas que eu conheço.
No entanto foi comentado, que a tragédia poderá estar associada a praxes, visto que estavam trajados. Como é óbvio a história das praxes veio outra vez á ribalta, e a necessidade de finalizarem com a tradição voltou outra vez a ser questionado.
Sou uma verdadeira fã da vida académica, e como tal é isto que vou aqui comentar. Fui caloira, veterana, e Tunante, e se há algo que mais adorei ser, foi mesmo veterana. Não para praxar, mas para ajudar. Adorei ter conhecido e ajudado tantos caloiros e afilhados nos primeiros tempos de aulas, responder às dúvidas, enviar apontamentos e tudo e mais alguma para que se sentissem bem na minha faculdade. No primeiro dia em que fui praxada, disseram-me que iria olhar para a faculdade não como uma segunda casa, mas a primeira casa, e assim foi. E foi isto que passei aos meus caloiros e principalmente afilhados, que ficaram a conhecer os meus amigos, o meu ambiente e foram muito bem-vindos em tudo o que a faculdade fazia.
Percebi várias vezes que havia caloiros que protestavam em relação a algumas praxes que os deixassem menos á vontade, como deitarem-se no chão, claro que explicava que convém para as praxes levar roupa velha para poderem estragar, integrarem as brincadeiras e terem a oportunidade de conhecer colegas de curso em todas as actividades. No entanto é de salientar que quem não é praxado, também não deve praxar. E é incrível como tantos levaram a mal tal situação. Esta imposição é lógica. Mas claro que se há praxes que apenas não querem fazer, expliquem o porquê de não o fazerem e não o façam. Não é por não fazerem uma ou duas vezes que irão ter a vida académica sacrificada.
Como veterana, sempre quis ajudar, ouvir e respeitar os meus caloiros. E por isso espero que a tragédia na praia do meco não tenha envolvido praxes, porque espero que todos os praxados façam o mesmo que eu: Quando achava que não o devia fazer, não o fazia e pronto. Ninguém poderá obrigar, e se o tentarem fazer, é porque simplesmente não sabem o que é o verdadeiro espírito académico.
Temos sempre que pensar que as praxes possam realmente ser duras algumas, mas nunca se deve ultrapassar os limites.
Uma praxe perigosa, nunca é uma praxe.
Uma praxe humilhante, não é uma praxe.
E o importante é SEMPRE: O caloiro!
Comentários
0 Comentários

Sem comentários:

Enviar um comentário

Artigos relacionados

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...