Google Google+ Mimalhices Diárias: Juro que as tecnologias já me assustam!

quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Juro que as tecnologias já me assustam!

Como natural curiosa pelas novas tecnologias, manter-me actualizada e ler sobre notícias nesta área é algo que já faz parte do meu dia a dia. No entanto não consigo deixar de me arrepiar com as ultimas invenções que chegaram mais rápido do que nós conseguimos imaginar. Os "wearabels" são sem duvida o futuro e as suas vantagens são alucinantes. Coisas que apenas imaginávamos á uns tempos, estão a ser criadas muito rapidamente, e ainda mais rapidamente se tornam alcançáveis à população comum.
Cresci com a vantagem de já conhecer o que era um computador, e já sou de uma geração que despachava os tpcs para ir para o computador, ainda me lembro de no 6ºano descobrir o paint ehehe.
No entanto os miúdos hoje em dia já sabem o que é um touchscreen e pior ainda, por vezes não destingem uma superfície touch de uma revista comum. Mas afinal como será o futuro?
A primeira noticia que me deixou a pensar foi: Smart Contact Lenses Will Give You Superhuman Vision;
Minha reacção foi algo como.. ok já estou a imaginar os meus olhos com um mega-zoom, seria excelente para exames. :P Vá, não pensei assim. Mas a ideia é que o zoom nos olhos, é algo que nós não imaginámos que fosse para breve, pelo menos eu não.
E agora com o Google Glass? Que está para breve o lançamento? Já prevêem que o preço será de 600$, e portanto, nada de muito intangível. No entanto isto trás toda uma diferente experiência com a tecnologia.
Pensando que com um piscar de olhos poderão-nos tirar uma foto ou gravar um video, ou até mesmo focar as nossas caras para nos procurem nas redes sociais é algo de muito assustador.
Confesso que o reconhecimento de caras, chegou-me aos ouvidos por um amigo que trabalha na área de segurança informática que já experimentou os óculos e admitiu que é possível acontecer essa situação, ou seja, alguém que passe por nós na rua e que tenha os óculos, pode imediatamente encontrar-nos nas várias redes sociais, descobrindo assim uma data de info que esperávamos que não fosse tão acessível. Portanto, isto é situação inacreditável e no entanto tecnologicamente possível e mais acessível do que parece.
O futuro seria então firewall's nos google glass's para que ninguém foque a nossa cara? E depois programas para ultrapassar essas firewall's?

Confesso que estou muito entusiasmada para o lançamento dos óculos da google, e não sou a unica de certeza. No entanto para mim seria sem duvida a primeira vez que eu iria comprar uma novidade tecnológica. Porque não estou mesmo habituada a ir atrás do topo de gama. Mas não estamos a falar de uma máquina fotográfica, ou de um telémovel.. é diferente.
É toda uma experiência que irá mudar os nossos hábitos... e um dia mais tarde pela visão e pela voz, as coisas tornaram-se mais práticas, mais acessíveis, mas também, mais perigosas.

Extra: Lembrei-me de um pormenor interessante. Para quem tem smartphone sincronizado com o google, esperimentem num pc procura as definições da vossa conta google, no painel de controlo.
Tem lá toda a info do vosso smartphone, todas as apps, contactos, e pior de tudo, para quem ainda não sabe, o smartphone envia automáticamente as vossas localizações automáticamente, ficando algo assim:


Ficando tudo em histórico.. Por um lado é bom, caso não saibam o que fizeram num certo dia, por outro.. É assustador, porque através desta ferramente o google presumiu o meu local de trabalho (correctamente) e local de habituação (correctamente) e quanto tempo passava em cada um deles.. Belo controlo..
 
Comentários
0 Comentários

Sem comentários:

Enviar um comentário

Artigos relacionados

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...