Google Google+ Mimalhices Diárias: PostSecret

domingo, 21 de abril de 2013

PostSecret

Todos nós possuímos segredos que não conseguimos contar a ninguém, temos medo que ninguém nos entenda, e que nos achem estranhos ou malucos. E é isso que Frank Warren colecciona  O fundador do projecto PostSecret publica em seu site cartões-postais vindos de diversas partes do mundo.
Em 2005, Warren imprimiu e distribui pelas ruas de Washington 3 mil postais endereçados a ele mesmo que convidavam as pessoas a partilhar algum segredo anonimamente. Assim que os recebeu, seleccionou alguns e publicou em seu site. A repercussão foi tão grande que até hoje cerca de 1000 postais por semana são enviados espontaneamente. A maioria carrega uma impressão artística: antes de enviar, as pessoas customizam os postais utilizando desenhos, fotografias, recortes de revistas ou cenas de filmes, o que enfatiza o segredo e causa um impacto ainda maior.
Todos os domingos, entre dez a vinte cartões são seleccionados e publicados no site, sempre substituindo os da semana anterior – uma outra página com boa parte do arquivo foi criada, mas não é oficial. São comuns assuntos polémicos como aborto, homossexualidade, suicídio e até mesmo maus relacionamentos com os animais de estimação. Não há restrições quanto ao conteúdo, desde que seja algo verdadeiro e nunca antes revelado.
Abrindo esse espaço para as pessoas partilharem seus segredos, promove-se o desabafo, que faz com que leitores que estejam em uma situação semelhante se identifiquem. O trabalho seduz pela empatia. Warren diz que “ao caírem no domínio público, os segredos se tornam vivos, pois quando os lemos, sabe-se que há alguém que está assumindo este fardo ou lidando com essa questão em tempo real”. A única intenção é partilhar e não julgar, por isso a ferramenta de comentários foi abolida do site. Para quem quiser debater, existe uma comunidade que permite chats e fóruns.Além dos sites, essa mail art – arte com intermédio do correio – também rendeu cinco livros, uma página no facebook e um perfil no twitter.


Fonte: Obvious
Comentários
0 Comentários

Sem comentários:

Enviar um comentário

Artigos relacionados

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...